01/11/17

"O modelo" de Lars Saabye Christensen


peculiar, intenso, orgânico.
uma viagem aos limites do medo, dos limites do ser humano, das fronteiras da arte.



Peter Wihl é um pintor famoso, o melhor da sua geração. Agora, em vésperas de cumprir 50 anos, prepara uma nova exposição, que será o ponto alto da sua carreira.
Mas tudo se desmorona quando Peter descobre que sofre de uma terrível doença que em muito pouco tempo o vai deixar irremediavelmente cego. O desespero e o inesperado encontro com um antigo colega de escola, o enigmático Thomas Hammer, lançam-no numa viagem sem retorno pelos limites da legalidade e da ética. Peter pagará um alto preço pela sua escolha, alterando para sempre a sua relação com todos aqueles que o rodeiam, incluindo a sua mulher Helene e a pequena Kaia, sua filha.


Lars Saabye Christensen é um dos melhores escritores noruegueses da actualidade.
É um contador de histórias, um narrador pleno de imaginação e, ao mesmo tempo, muito realista. O seu realismo alterna entre imagens poéticas e incidentes ingénuos, numa linguagem urbana e subtil. Os seus personagens possuem uma boa dose de ironia. Alguns críticos encontram paralelos com o sentido de humor de Woody Allen. Mas, por detrás da vivacidade da sua escrita, existe sempre um tom melancólico latente. 
Lars Saabye Christensen já publicou vários romances, contos e poesia, dos quais se destacam «Herman», já publicado na Cavalo de Ferro, "Ingens", "Juben" e "Halvebroren". Foi o romance «Beatles» que consolidou o sucesso de Christensen, tendo vendido 200.000 cópias, apenas na Noruega. Christensen já foi galardoado com mais de uma dezena de prémios, entre os quais: Prémios das Livrarias, Prémio da Crítica e Prémio do Livro Nórdico. 
A sua obra encontra-se traduzida em mais de 25 países.

4 comentários:

Isabel Pires disse...

Conheço-o por "Beatles"... Agora fiquei com curiosidade de ir aos outros.

Os olhares da Gracinha! disse...

Foi bom conhecer!!!bj

Laura Ferreira disse...

Isabel, adorei este e fiquei com vontade de ir aos outros :)

Laura Ferreira disse...

Graça :)

Arquivo